Os óleos destinados a lubrificação desses componentes são muito específicos em razão de diferenças nos projetos e tipos de engrenagens utilizados. Estes óleos devem ser suficientemente fluidos para que possam dissipar o calor gerado e possuir viscosidade adequada para lubrificar os mancais. Normalmente são formulados com aditivos de Extrema Pressão, inibidores de oxidação e ferrugem e antiespumante.
Ao contrário dos óleos para motores de combustão interna, esses óleos não sofrem contaminação externa por estarem confinados em reservatórios fechados. Algumas características adicionais no entanto, como resistência à formação de espuma, resistência à oxidação e ferrugem e baixo ponto de fluidez além da aditivação, tendem a se degradar com o uso, devido ao consumo normal dos aditivos. Esta degradação ocorre após um longo período de uso, tanto que nos modernos veículos não se recomenda a troca dos óleos.
Os óleos para essas aplicações normalmente são classificados pelo grau SAE de viscosidade e pela categoria de serviço API. No caso específico de marcas próprias, estes óleos foram elaborados para atender as especificações do fabricante dos componentes.